Conhecemos varios aspectos do nosso ser : o corpo, a respiraçao, a mente, as emoçoes, o coraçao, o espirito e a energia de cada um destes aspectos - o seja suas dinâmicas proprias, cada um contribuindo ao nosso ambiente interno e ao nosso modo de relacionar com o mundo externo.
Experimentamos concretamente em graus variados cada um destes aspectos, identificando-nos mas o menos a um o ao outro, o que nos proporciona a nossa consciência de ser vivos.
Tradicionalmente, no dia a dia experimentamos sem qualquer distância uma identificaçao forte a que nos distingue e separa uns dos outros : o nosso corpo, o nossos pensamentos, opinioes e ideas, a nossa historia individual... etc
Isso explica em grande parte o antiguo habito para as dinâmicas de conflicto, de oposiçao, de agressao, de assalto e de guerra entre os humanos.
Julgar, criticar, comparar, avaliar, distinguir… sao todos modos de apoiar e manifestar o potential destructor destas dinâmicas.
Um remedio possivel e ampliar a nossa consciência do que somos, mas da consciência do que pensamos o fazemos.
Somos partes da energia da vida. Cada um de nos manifesta de forma unica a vida UMA. Quem sou eu ? Qual parte do "eu" manifesto quando estou a fazer as coisas do dia à dia ?
A meditaçao nos ajuda contactar a realidade da unidade essencial da vida e desenvolver a consciência do que nos une como seres vivos : o coraçao, o espirito, a respiraçao.
Entrar no silencio interior, enraizar-se no centro-caldeirao, abrir a fronteira entre o mundo interno e o mundo externo. Sentir-se parte do tudo. Sentir-se o tudo.
Integramos a realidade externa tao longe quanto pudermos : alem das pessoas presentes nos arredores, a cidade, ao pais, ao continente, a terra, ao sistema solar, a galaxia, ao universo, aos outros universos...
Abrimos-nos do centro Dan Tian para fundir-nos progressivamente com o Tudo até o mas remoto, e dai voltamos por graus a concentrar-nos no Dan Tian.

Podemos beneficiar da pratica cada vez que nos sentimos limitados de um modo o outro : cansaço, rigidez e dores fisicas, perturbaçao emocional, sentimento de vulnerabilidade, desamparo, medos, ansiedade, confusao interna, duvidas existencias... etc...
Desfruta da sua pratica !
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire